domingo, 7 de julho de 2013

HISTÓRIAS DE EMPRESAS, EMPREENDEDORES E LUGARES



São histórias de organizações, empreendedores espaços (territórios) pernambucanos de sucesso, independente dos tamanhos. Os livros: Como me Tornei Empresário e, Empresários Vencedores e suas Historias de Sucesso tratam de pequenas e médias organizações, inclusive uma ONG. Os demais expõem e analisam a trajetória empreendedora das organizações e instituições visitadas (casos IMIP e FIEPE) e abordam, ainda, a transformação de uma praia de veraneio em um destino turístico internacional (Invenção de Porto de Galinhas).
Gostaria, ainda, de declarar que tive a satisfação de fazer a pesquisa para esses trabalhos sempre contando com parceiros de excelente qualidade aos quais agradeço o apoio, a compreensão e a disposição de produzirem em equipe, experiência essa de grande aprendizado. Agradeço, também, a confiança das empresas, empresários e instituições que nos encomendaram essas obras e/ou aceitaram ter suas vidas empresarias publicadas, a partir de propostas por nós formuladas, vez que editamos: histórias de empresas, de lugares e de pessoas.
Com essas obras, temos a convicção de estar contribuindo para a construção de uma gestão de organizações lastreada no barro da cultura nacional, bandeira que defendo desde artigo nosso apresentado no ENANPAD (2000) e publicado na READ/UFRGS (2001) intitulado Historia de empresas brasileiras tem lugar na Academia?
 Ao mesmo tempo, confesso ter curiosidade e admiração pela história de vida das pessoas e das suas realizações, entendendo o contexto da lenda pessoal de cada um e do ambiente, inclusive imagens e documentos, tudo para desvendar o fracasso ou o sucesso das pessoas e das empresas e a partir dai montar uma linha sequencial da história de empresas de Pernambuco. Na verdade, não são trabalhos isolados. Inserem-se em uma linha de pesquisa que aborda casos de usinas, indústrias e comércio de Pernambuco.
  Já produzimos ao todo 14(quatorze) livros dos quais chamaria atenção para o fato de que o primeiro do poster  foi nossa dissertação de mestrado na EBAPE/FGV,1986(PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO, SÃO PAULO: ATLAS,1987), disputou com  12 trabalhos e foi  vencedor do 13º PRÊMIO BRAHMA DE ADMINISTRAÇÃO e o exemplar que tenho na mão (RECIFE MASCATE , RIO DE JANEIRO: GARAMOND, 2010 ) é a tese de doutorado Universidade de Aveiro-Pt, e ganhou o Premio Ensaio do Conselho Municipal de Cultura da Cidade do Recife, concorrendo com 19 outras obras, todas  inscritas sob pseudônimos. Já O Abridor de Veredas e Militância e Afeto são publicações afetivas de cunho predominante literário e editadas pela EDITORA PERSONA de nossa propriedade, responsável também por outros trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário